quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ah oui ãh

Se há coisa que me tira do sério são os emigrantes, e não é por maldade que eu até tenho família emigrante e tudo e tudo.
Chega Julho e Agosto e é vê-los desfilar com as suas viaturas de alta cilindrada e chapa amarela, cheios de orgulho, e nada lhes tira o mérito do trabalho deles, obviamente.
Mas depois há emigrantes que saíram do país há meia dúzia de anos e já não sabem como se escreve em bom português, chegam mesmo a não saber palavras portuguesas e é nesse momento que sai o famoso "Vai lexar o saco à poubelle!" ou "Jean David, tu vas tomber! Jean David, se tu cais parto-te a cara!" Ou quando se saem com "Lá é que é bom, porque isto e porque aquilo", ao que eu respondo "Aqui já fazemos isso há 10 anos...". Depois é vê-los mudar de assunto para mostrar que há qualquer coisa que "lá" é que é bom.
Esta aversão ao nosso país por parte dos nossos emigrantes causa-me urticária atrás das orelhas.

4 comentários:

  1. Devo ser uma emigrante atípica. Eu só falo mal do país onde estou e até me arrepia ouvir falar mal de Portugal.
    Mas também ainda só tenho 9 meses desta vida...

    ResponderEliminar
  2. És das boas Clara. ;)Por mtos defeitos que o nosso país tenha (e tem) é o nosso e devemos mudar (ou tentar) quando achamos que algo está mal

    ResponderEliminar